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O Luxo na Moda






O que é luxo?
Para Mademoiselle Chanel "o luxo não é o contrário da pobreza, mas, sim, da vulgaridade”.
De acordo com o psicanalista Jorge Forbes, luxo pode ser definido como algo além da necessidade que não é por isso menos fundamental. Segundo ele, o que se percebe atualmente é a atração pelo luxo dos sentidos, do prazer e da sensibilidade sentido na intimidade por cada indivíduo e não o luxo exterior, da exibição e da opulência que visa simplesmente demonstrar status. MAS TEM UMA PALAVRA QUE PREDOMINA QUANDO ESSE É O ASSUNTO: EXCLUSIVIDADE. Tudo o que é inacessível, reservado para poucos e difícil de ser adquirido: objeto de luxo, desperta maior desejo no consumidor. O luxo não esta mais ligado exclusivamente ao dinheiro, cultura, tradição e história, mas à inovação e originalidade.
O que é o luxo atualmente?
É adoção de consumo, iniciado por quem sabe interpretá-lo como arte, comportamento, história, tradição e criação de estilo e depois é imitado por quem o aspira por status distinção social.
O novo mercado do luxo opera na instância do sonho, do desejo, dos anseios do novo cliente.
Portanto, ainda que haja itens mais acessíveis, manter a identidade e o conceito da marca é fundamental. O mercado de luxo ganhou um novo aspecto. Deixou de estar ligado à ostentação e aproximou-se da qualidade de vida. Não é mais uma marca de classe social, e sim uma espécie de propaganda da imagem de cada pessoa. Esse é o perfil do 'luxo emocional', alcunha dada pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky. Manter-se consumidor de bens de Luxo inacessíveis é cada dia mais difícil, por outro lado, aqueles que se mantém nesta posição têm um poder de compra cada vez maior, da mesma forma que há cada vez mais consumidores de bens de Luxo acessíveis e intermediários, mas que raramente conseguem passar a barreira do inacessível. Ou seja, o acessível está cada vez mais acessível e o inacessível cada vez mais inacessível, alimentando ainda mais o "motor" do Luxo: o desejo, pois quanto mais inacessível estiver uma hospedagem no Ritz, ou um colar cravejado de diamantes, mais pessoas o desejarão. Algumas somente os desejarão, mas outras romperão a barreira das hierarquias e realizarão seu sonho. Esse é o pulso do luxo, ninguém vai até a porta do paraíso, olha e volta sem pelo menos uma ponta de vontade de estar lá. Assim funcionam as hierarquias do Luxo. Uma vez desejada, é feito um esforço para alcançá-la ou manter-se nela.
Luxo Acessível
Luxo Intermediário
Luxo Inacessível
A melhor forma de entender as hierarquias e classificações do Luxo, que abrangem políticas de conceituação, tipos de produtos, posicionamento de preços, logística de distribuição e até de métodos de marketing para cada nível, é através do cliente, pois ele é o melhor indicativo econômico, social e/ou comportamental, ilustrando assim o quanto ou até quando determinado bem poderá ser consumido.
"O Brasil tornou-se um dos mercados mais atrativos do mundo para as marcas de luxo", afirma John Guy, especialista em mercado de luxo da corretora MF Global.

2 comentários:

Aline Leal

Luxooo esse papel higienico hehehehehe Muito bom o texto! beijooos querida!

Laís Kunhasky Spilere

Sim Aline, um luxoooo! Já olhou a marca dele? hehehe, obrigada! Beijos!