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Coleção verão 2011: "A pureza e o pecado"

Trabalho desenvolvido pela aluna Laís Kunhasky Spilere do curso de Produção de Moda do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina – Campus Araranguá, sobre orientação da professora Anamélia Fontana Valentim para a disciplina de projeto de coleção.

Marca: A falsa santa
Deixe o seu o corpo falar por você!


Release
A PUREZA E O PECADO


A pureza junto com o pecado, envolve, seduz e o aproxima de si mesmo.
Inspirada na sedução buscou - se para a coleção primavera 2010/ verão 2011, um clima de inocência, com uma “doce malícia” no ar. E não existe nada melhor para representar que lingerie e muito espartilho. O tradicional vermelho com preto, não pode ficar de fora, com ele a mistura de verde militar, azul royal, o púrpura, o prata envolvente, muito chocolate, dourado e rosa para dar um toque ainda mais feminino. A peça bem estruturada, simétrica, com muitas curvas, melhora a silhueta de qualquer mulher. Tudo para deixar você ainda mais encantadora, envolvente e despertar o desejo em qualquer homem. A renda na lingerie resgata a sensualidade e traz a tona um poder de ousadia, já o babado deixa um clima mais inocente. As taxas, os rasgos, as correntes e o militar nos mostra um glamour selvagem. O transpasse na parte de trás do espartilho, esta presente com ainda mais glamour. E essa mistura dá origem a uma coleção, o Pureza x Pecado na arte.

O Tema da coleção “Pureza x Pecado na Arte”

Para desenvolver a coleção “Pecado x Pureza na Arte”, Primavera2010/Verão2011, foi escolhido várias obras de artistas renomados. Salvador Dali, o artista dos sonhos, criou o sofá boca, inspirado na atriz hollydwoodiana Mae West. Ele partiu de uma fotografia da estrela e criou uma ambientação formando um quadro onde os olhos da atriz são emoldurados, o nariz é um relógio de parede e a boca um sofá. A obra de Dali é de 1936. E a cor, sem dúvidas, o vermelho-batom que esbanja em sensualidade.
Francisco Goya foi um importante pintor espanhol da fase do Romantismo. Ele transmitiu em suas obras com cores vivas e fortes, os diversos sentimentos humanos (medo, sofrimento, angústia, felicidade, sensualidade e outros). A obra escolhida para a coleção é La maja desnuda, uma das obras-primas da pintura do século XVIII. A moça reclinada sobre travesseiros e rendas, nua e com olhar oblíquo, foi retratada pelo mestre espanhol. A data da tela é estimada entre 1797 e 1800. Foi o primeiro nu feminino na história da arte espanhola não respaldada na mitologia. Causou escândalo e perseguição a Goya.
Giovanni da Fiesole (fra Angélico), foi o pintor da obra, “Anunciação” 1437-1446. No quadro escolhido o autor oferece uma interpretação viva da Anunciação. A história narra que o anjo Gabriel apareceu para a Virgem Maria anunciando que ela fora a escolhida para ser a mãe de Cristo. O costume na arte renascentista era mostrar a Virgem Maria sempre como uma Santa.
Masaccio mostra que de acordo com o livro do Gênesis, Adão e Eva viviam inocentes e felizes no Éden conhecido como o Paraíso. O mito bíblico nos relata o momento em que a serpente convenceu a Eva primordial a comer os frutos da Árvore do conhecimento do Bem e do Mal. O Adão primordial também comeu o fruto e ambos perderam a inocência e o Paraíso. O italiano Masaccio (1401-1428), realizou uma pintura que fosse uma imitação fiel do real, como a reprodução das coisas tal como elas são vistas. Existe uma dor aparente em um Adão que cobre o rosto e uma Eva que cobre o sexo envergonhada, há uma intensidade na expressão dela que irradia e toma conta da cena.
E para finalizar, vou falar da Pop Arte Sexy de Allen Jones. O artista Allen Jones injetava romantismo, sexualidade e muito erotismo em suas obras. Allen deixa de lado as cores fortes e grafismos usados pelos Americanos e investe no preto e branco, formas femininas que compõem um vasto acerto artístico que se materializa em várias técnicas como a pintura, esculturas, aquarelas, gravuras, fotografia e vídeo. Sempre com forte apelo sexual, as telas mostram figuras abstratas misturadas a partes do corpo feminino, como mostra a obra “Soft Tread” escolhida para fazer parte do meu painel. Referência que se torna onipresente em todas as obras do artista, mesmo que sem tanta evidência, as formas do copo da mulher sempre estão presentes.
A partir dessas obras, foram retirados os elementos presentes na coleção. O tema esta presente nas peças justamente nos traços e na intensidade, como as curvas do sofá boca de Dali e a cor vermelho batom, nos tecidos como a renda da obra de Goya. E, o rosário que mostra a pureza e a inocência e dá origem ao próprio nome da coleção o “Pureza x Pecado na arte”.

Público Alvo

O público alvo da Falsa santa que trabalha com o segmento fetichewear é metrossexual.
São mulheres com idade entre 25 e 32 anos, formadas e bem sucedidas profissionalmente, apreciadoras de um bom vinho, sonhadoras e consumistas, principalmente quando o assunto envolve jóias, roupas, lingeries e corselets, desejam ainda ter o último modelo de carro esportivo e peças de designers reconhecidos na decoração da casa. Pertencem à classe média alta, geralmente são casadas, podendo ter ou não filhos. São vaidosas e cuidam muito da aparência com tratamentos estéticos, boa alimentação e saúde. É uma mulher independente, com personalidade forte, costuma ler muito sobre assuntos ligados a saúde e beleza, adora shoppings. São consideradas “modernas”, costumam ter cuidado excessivo com tudo e não conseguem conviver com a falta de organização começando por seus objetos pessoais.
Pode-se considerar esta mulher como forte, poderosa e encantadora, é um perfeito exemplo de mulher consumista, pois acredita que sua beleza e imagem não têm preço.

Macrotendência – Escapismo e hendonismo

NÃO TEM PREÇO!

Na campanha publicitária da MasterCard, “Não tem preço” a empresa começou há quase duas décadas estudar o que o consumidor realmente considerava indispensável para ser feliz. Os dados dessa pesquisa foram retirados da pesquisa comparativa da consultoria Yankelovich Monitor, que mostra como as pessoas estão revendo os conceitos do que vale a pena na vida. Nos começos dos anos 90, ter uma casa espaçosa e cara era importante para 25% dos entrevistados. Em 2007 o índice caiu para 17% dos entrevistados. Enquanto tirar um dia de folga era o foco de 62% das pessoas ouvidas pela pesquisa há 18 anos, hoje dar uma parada no trabalho para ter prazer em algo faz 75% dos entrevistados mais felizes. “Ninguém mais quer esperar para aproveitar um descanso, um lazer ou estar com quem gosta” diz Beatriz Galloni – Vice-presidente de marketing da MasterCard.
O brasileiro está passando a valorizar outros aspectos importantes na vida, como, o cuidado com as emoções e com um corpo saudável. O conceito de beleza está mudando no mundo, daqui para frente, ele estará fortemente associado à saúde. A empresa Avon realizou uma pesquisa com 23 mil mulheres do mundo todo, no qual descobriu que 93% fazem alguma coisa para melhorar a aparência, porém nos próximos essas ações serão mais pautadas pela preocupação em unir boa aparência e saúde, a prova disto é que já estamos buscando ter um corpo bonito com resultados mais naturais.
A qualidade de vida hoje, não está somente em ter a pressão controlada, mais sim em saber controlar suas emoções, em estar em harmonia e equilíbrio consigo mesmo. Atualmente as pessoas, principalmente os executivos estão buscando terapias alternativas em que amenizem o stress e ajudem na interiorização. O cotidiano conturbado e a frieza nas relações parecem estar incomodando as pessoas. Todos estão buscando experiências que toquem a alma. Estamos buscando viver à vida hoje sem deixar para depois.

Microtendência

As microtendências adotadas para a coleção “Purexa x Pecado na arte” da Primavera/Verão 2011, abrangem os temas “Balmania” e “Doce malícia”. Na Balmania encontramos um glamour mais selvagem, muitas referências militares e a presença de taxas, metal, paetês, correntes, rasgos, detonados, sobreposições, brasões, etc. As cores para essa tendência são: preto, verdes kaki e militar, Cinzas, Ouro, Bronze, Prata e prata velha. O couro junto a estampas em grafite e xadrez e ao toque do tule são marcas registradas na balmania.
Dentro do tema “Doce malícia” surge um clima mais romântico, para representar o estilo muita transparência, babado e estampas de oncinha e liberty. As cores são mais claras, mas contam com a presença do vermelho, índigo, preto e chocolate, todas estas características propõem um ar de inocência, mas com uma pitada de malícia. Em relação aos tecidos a coleção utiliza cetim, tricoline, seda e muita renda.
A Falsa santa apresenta proposta de looks sensuais e ousados utilizando a renda como um dos elementos principais em várias tonalidades, juntamente com taxas, correntes e alguns elementos com estilo militar.

Trilha Sonora
I Just Don't Know What To Do With Myself
The White Stripes

Resultado final desenvolvidos em miniatura usando como base a barbie:

1 comentários:

Anônimo

Putz, depois de ler toda a apresentação das peças tive a decepção em ver as peças... Muita balela e pouco trabalho, mesmo sendo em Barbies, nada original, não encontrei arte nenhuma, muito menos inspiração nos artistas citados. Decepcionante!!!