Pesquise no FashionBoudoir

Classificando Estilos

Classificando estilos - Entenda a formação das tendências e dos temas da moda.
Em todas as manifestações de cunho artístico, o processo criativo adota determinados rumos ditados por várias fontes de inspiração. A Moda não foge à regra: certos elementos criativos ocorrem com maior frequência, e, portanto, são mais fáceis de identificar e classificar. Por questões culturais marcam presença em todas as temporadas, revestindo-se de características atualizadas que ilustram o “zeitgeist” – o espírito dos tempos.
Etno – Elementos étnicos
Elementos étnicos representados por grupos raciais com hábitos, crendices, folklore diferenciados são inesgotável fonte de inspiração para a criação de moda. O vestuário concebido segundo esses elementos, repletos de conceitos básicos e sensoriais do ser humano, compreende o conjunto de roupas regionais étnicas, folkloricas, exóticas, coloniais. Tecidos, estampas, padrões, bordados, formas, modelagem saíram do passado, constam no presente e contribuirão para o futuro. Atualmente, o estilo étnico ilustra também a consciência recém adquirida pelos povos do primeiro mundo da solidariedade humana. É a categoria etno da moda.

Retrô – O Passado
Como as ondas, imutáveis em seu eterno movimento e sempre diferentes, o passado vai e volta reformulado para entender às necessidades da moda no presente. O processo de criação se inspira na indumentária de todas as épocas de civilização e todas as épocas históricas da moda, adotando a nomenclatura retrô (de retrospectiva) para designar os trajes resultantes desta conceituação. O passado tornou-se uma religião do presente; museus e exposições tornaram-se os templos dos dias atuais voltados para este culto.


Sócio – As Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas
As múltiplas atividades sócio-econômicas que representam um trabalho, abrangendo desde as mais humildes funções físicas, como a dos garis, às militares, religiosas, intelectuais, etc, sugerem estilos confortáveis, funcionais. O vestuário desenvolvido a partir desta fonte de inspiração è quase atemporal e foi sabiamente cognominado sócio pelos sociólogos da moda porque expõe uma função social bem definida.

Ado – A Criação Jovem
A criação jovem dedicada aos “teenagers”, gerada pelas culturas rock, pop, movimentos e tribos urbanas, apossa-se de qualquer elemento do universo adolescente para incorporá-los a moda. O activewear radical – da terra, mar e ar – sai de seu habitat natural para participar do dia a dia do guarda- roupa ado (de adolescente) ou “teenfashion”.

A moda teenager pela Teen Vogue – foto do site Teen Vogue

Tecno - O Vestuário do Futuro
A tendência tecnológica, espacial, cibernética, robótica, virtual, ou de qualquer outro nome que se queira dar a este conjunto da criação, representa a imagem que criamos em nossa imaginação sobre o vestuário do futuro. A verdadeira atualidade reside nos materiais têxteis de ultima geração (nanotecnologia, acabamentos e tingimentos ultra atualizados) e nas avançadas técnicas de confecção que imprimem às roupas características do mais contemporâneo estilo “sciene fiction”. Classificamos esses trajes como tecno.

Influência futurista em vestido de festa – 2010 / Lady Gaga e o seu famoso vestido Armani – foto Fashion Bubbles
Streetfashion
Ilustrada por criações pinçadas do guarda-roupa urbano do dia-a-dia de representantes de varias classes sociais, a “streetfashion” reflete os “lifestyles” do consumidor do século 21 e a estética e dinâmica da vida atual.

Kate Moss e seu estilo cosmopolita – foto do blog Terra da Alice
Fonte: http://www.fashionbubbles.com/negocios/classificando-estilos-%E2%80%93-entenda-a-formacao-das-tendencias-e-dos-temas-da-moda/

0 comentários: